Ligue agora: 0800 580 0960
De 2ª à 6ª das 09:00 às 17:00
Empreendedorismo Fase 1: PLANEJAMENTO

Empreendedorismo Fase 1: PLANEJAMENTO

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Para ser um empreendedor não basta ter uma boa idéia, é preciso um conjunto de Ações para torná-la realidade. A primeira etapa do empreendedorismo é o planejamento. Uma empresa não pode ser tratada como um casamento de pobre: “Vamos que dá”.

Planejar o empreendimento é como fortalecer o alicerce de uma construção, que se bem feito, não deixará o prédio tombar. Uma empresa bem planejada, dificilmente terá dificuldades no futuro, pois todas as possibilidades de dar errado já terão sido previstas e os planos de contingência para contornar os problemas também.

Incluir o profissional de Contabilidade em seu processo de planejamento irá te dar um grande diferencial, pois o empreendedor terá que lidar com impostos, custos fixos, custos variáveis, obrigações trabalhistas e muitos detalhes que o Contador domina com profundidade e maestria.

Muitos empreendedores fracassam porque desconsideram a participação de seus Contadores no processo de planejamento e por sofrerem da síndrome do “Eu sei tudo”, se dão mal. É comum as pessoas acharem que o Contador só serve para gerar as guias de recolhimento de impostos e as folhas de pagamento. Isso é um grande engano.

Geralmente os empreendedores, ao iniciarem um negócio, com poucos recursos na maioria das vezes, não estão dispostos a pagar os honorários de um Contador para que este participe do processo de planejamento e da confecção do plano de negócio. Na minha opinião é uma “economia porca”, que custará muito mais dinheiro lá na frente.

Gostaria de lhe dar uma contribuição, de forma gratuita aqui, deixando algumas perguntas que você precisará responder no processo de confecção do plano de negócio e do planejamento de sua empresa. Essas são apenas 30 de um total de 250 que são necessárias à confecção do planejamento. Caso tenha necessidade de que façamos sua assessoria, entre em contato conosco. Nossos contatos estão no site: www.lmacontabilidade.com.br

Seguem abaixo 30 perguntas de um total de 250 que serão necessárias:

1 – Quanto custará legalizar sua empresa?

2 – Quanto custará comprar todos os móveis que utilizará na área administrativa, financeira e comercial?

3 – Quanto custará comprar o estoque inicial, caso sua empresa venda um produto?

4 – Qual será seu custo fixo com alguém?

5 – Qual será seu custo fixo com condomínio?

6 – Qual será seu custo fixo com salário de empregados?

7 – Qual será seu custo fixo com impostos trabalhistas (INSS e FGTS)?

8 – Qual será seu custo fixo com férias de empregados?

9 – Qual será seu custo fixo com 13º salário de empregados?

10 – Qual será seu custo fixo com honorários do Contador mensalmente?

11 – Qual será seu custo fixo com seu pró-labore?

12 – Qual será seu custo fixo com água?

13 – Qual será seu custo fixo com gás, caso sua empresa vá utilizar?

14 – Qual será seu custo fixo com material de escritório e limpeza?

15 – Qual será seu custo fixo com energia elétrica?

16 – Quanto você pagará de impostos sobre cada nota fiscal emitida?

17 – Quanto custará todas as licenças que sua empresa terá que ter para funcionar?

18 – Quanto você precisará ter de capital de giro para manter a empresa funcionando por 8 meses sem faturar nada?

19 – Quanto você terá que pagar mensalmente de parcelas, caso tenha pegado um financiamento para iniciar suas atividades?

20 – Quanto investirá em marketing para fazer seu negócio ser conhecido?

21 – Quanto investirá em uniforme?

22 – Quanto investirá em material gráfico (folderes, cartão de visitas e etc.)?

23 – Quanto custará fazer o web site de sua empresa?

24 – Caso seu web site seja uma loja virtual, quanto você terá que pagar para o Gateway de pagamento que usará para cobrar seus clientes pela Internet em cada venda que fizer?

25 – Quanto será seu custo fixo com transporte e alimentação dos empregados?

26 – Quanto será seu custo fixo com telefonia?

27 – Quanto será seu custo fixo com internet?

28 – Quanto investirá em segurança eletrônica (câmeras)?

29 – Qual será seu custo fixo com taxas bancárias?

30 – Qual o % que pagará de comissão aos empregados quando fizerem uma venda?

Só por essas perguntas, você já perceberá o tamanho da responsabilidade que virá por aí. As respostas lhe mostrarão também uma parte do investimento inicial que será necessário para que seu projeto saia do papel. Caso você não tenha o dinheiro todo para fazer o investimento, a LMA Contabilidade poderá lhe assessorar e buscar um financiamento de longo prazo para que sua empresa seja um sucesso.

Nossos contatos estão no: www.lmacontabilidade.com.br

Os 10 mandamentos de uma empresa vitoriosa

Os 10 mandamentos de uma empresa vitoriosa

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Essa semana gravei um vídeo para meu canal no YouTube, falando sobre os 10 mandamentos de uma empresa vitoriosa. Ao longo de anos de trabalho pude ver muitas empresas crescerem e outras fracassarem e vi de perto o comportamento dos empreendedores que cresceram e fracassaram. Com base nessa observação, e fatos reais, foi que me veio inspiração para falar sobre esse tema.

Os contadores, colegas meus, em todo mundo serão testemunhas de que tudo que eu disse no meu vídeo é verdadeiro, porque acredito que os clientes deles também já cometeram os mesmos erros que alguns dos meus cometeram. O sucesso empresarial é algo que vem com muito esforço e trabalho. Não é para todos.

Se o sucesso fosse uma pessoa, seria uma pessoa extremamente carente e que solicita 100% de sua atenção para lhe dar algo em troca. O sucesso também é para poucos, pois nem todos estão dispostos a fazerem sacrifícios.

Seguem abaixo os 10 mandamentos para uma empresa vitoriosa:

1º) Faça aquilo que você gosta:

Quando vamos empreender, as dificuldades são enormes. Fazer o que não gosta, só por dinheiro, é muito fácil desistir ao menor sinal de dificuldade. Gostar do que estará fazendo irá te fortalecer em momentos de dificuldade.

2º) Fazer um planejamento:

Fazer um plano de negócios evita sustos no meio do caminho e aumenta suas chances de sucesso em 50%, pois quase tudo será previsível e você terá tempo para dar soluções aos problemas que surgem. Incluir seu Contador nesse processo fará total diferença.

3º) Tenha sempre o Plano B, C, D e E:

Mesmo planejando, as vezes as coisas podem dar errado. O profissional não dá desculpa, dá resultados. Por isso tenha sempre outras alternativas para “escapar”, caso seu plano de negócios dê errado.

4º) Não confie em ninguém:

Não se trata de achar que todo mundo vai te roubar, não é isso. Trata-se de checar tudo que chegar às suas mãos, pois um amigo ou um empregado menos atento pode te induzir ao erro.

5º) Dedique-se 100% do seu tempo à sua empresa:

Assim como um bebê precisa de 100% de atenção e o menor descuido pode levar-lo à morte, assim é uma empresa. Viver seu negócio 24 horas por dia talvez ainda seja pouco. Todo cuidado é pouco quando um negócio está iniciando.

6º) Use as redes sociais só para fins profissionais:

A internet deve ser usada para ganhar dinheiro e não para aguçar os olhares dos fofoqueiros, desocupados e invejosos. Se você não é uma celebridade, não deve postar fotos pessoais para que um cliente que não conseguiu ser respondido não fique achando que você não deu atenção a ele porque estava em um evento particular. Isso é para o cliente, uma demonstração de falta de atenção da sua parte.

7º) Trabalhe sábados, domingos e feriados:

Pelo menos nos primeiros 18 meses, abra mão de tirar folgas em prol do sucesso de sua empresa. Deixar de cuidar de sua empresa para estar com amigos não vai trazer mais dinheiro para seu negócio. Aliás, se sua empresa falir, nenhum deles irão te ajudar. Por esse motivo, deixe-os e vá cuidar de seu empreendimento.

8º) Esteja presente na sua empresa pelo menos 12 horas por dia:

Ser o primeiro a chegar e o último a sair faz toda diferença para ter uma empresa vitoriosa. Principalmente os empreendedores que estão iniciando. Não caia na besteira de deixar um gerente tomando conta enquanto você sai para cuidar de questões pessoais. Nenhum gerente cuidará de sua empresa como você, até porque ele não tem nada a perder, você tem.

9º) Faça cotação com pelo menos 5 fornecedores antes de comprar alguma coisa:

O dinheiro não aceita desaforo. É como um amigo que se você o trata bem ele ficará do seu lado, caso não o trate, ele vai embora. Fazer pesquisa de preços é fundamental para comprar mais barato. Lembrando que empresa que mais dá lucro não é a que fatura mais e sim a que compra mais barato.

10º) Tenha um diferencial:

Existe uma grande quantidade de empresas vendendo a mesma coisa. Você será mais um? Qual seu diferencial? Fazer algo diferente dos outros a um preço que as pessoas estão dispostas a pagar, fará toda diferença e te distinguirá do resto.

Não esqueça de se inscreve em nosso canal, o Falando de Negócios com Leandro Monteiro. Desde já muito obrigado.

Encontre nossa filial mais próxima de você

Entre em contato conosco!





Design e programação por Daniele Sousa Webmaster